Suplementos termogênicos: como funcionam e quando são indicados?

Redução do apetite, definição da massa muscular e mais energia para os treinos são alguns dos benefícios do uso dos termogênicos.

O processo de perda de peso funciona com um simples cálculo: o gasto de calorias do seu corpo precisa ser maior do que o consumo delas, independente do seu sexo, idade ou porte físico. Isso acontece com a redução da ingestão de alimentos ou com o aumento do gasto calórico por meio de atividades físicas e uma alimentação balanceada.

Na prática, o processo é mais complicado do que parece e pode demorar bastante tempo até apresentar um bom resultado. Hoje, com um número cada vez maior de pessoas buscando um estilo de vida mais saudável e lutando para conquistar o corpo perfeito, o que não faltam no mercado fitness são opções de produtos que prometem auxiliar a queima de gordura durante os treinos: os famosos termogênicos.

O que são suplementos termogênicos?

Os suplementos termogênicos são aqueles produtos conhecidos como queimadores de gordura. Sua principal tarefa é fazer com que as células de gordura corporal – provenientes da alimentação – sejam transformadas em energia.

Possuem como princípios ativos nas fórmulas a Cafeína, Garcínia, Sinefrina HLC e Octopamina. Suas composições aumentam a temperatura interna corporal e agem na produção de energia obtida pela gordura corporal.

Como eles atuam no organismo?

Alguns tipos de termogênicos trabalham com a aceleração do metabolismo, promovendo um maior aumento no número de calorias perdidas no processo de quebra de gordura para a obtenção de energia. Outros operam a partir da ativação do Sistema Nervoso Central (SNC), impedindo ou adiando a liberação do hormônio leptina que, ao interagir com os receptores do hipotálamo, produz a sensação de saciedade.

Sua ação depende de cada tipo de organismo, levando, em média, de 15 a 45 minutos e o recomendado é fazer o uso num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática da atividade física. Fique atento às marcações e sugestões indicadas nos rótulos dos produtos.

No entanto, o funcionamento dos termogênicos não é limitado à perda de peso. O produto também apresenta vantagens que facilitam o processo de emagrecimento – a redução de apetite, a aceleração do metabolismo, oferece mais energia, melhora seu desempenho nos treinos e, com isso, incentiva a definição da massa muscular.

Além disso, vale ressaltar que o produto não funciona sozinho. Você só alcançará os resultados esperados se alinhar o uso do suplemento com a sua alimentação e rotina de atividades físicas.

Quem pode usar?

A eficácia e possíveis efeitos colaterais variam de acordo com cada formulação. No geral, os suplementos termogênicos são indicados para qualquer pessoa que mantém uma rotina de exercícios e deseja potencializar seus resultados.

O produto é proibido apenas para pessoas que estão dentro do grupo de risco: gestantes, lactantes, crianças e idosos. Indivíduos com problemas de hipertensão arterial ou problemas cardíacos também não devem fazer o uso dos termogênicos.

Sempre procure a ajuda de um profissional para te ajudar a decidir qual o tipo de suplemento mais adequado para o seu corpo e para a sua rotina de treinos. Escolher produtos de qualidade também faz toda a diferença.

Comente este artigo