Principais vitaminas e minerais para unhas fracas

As unhas têm a função de proteger as mãos e os pés, e são formadas de queratina. Ninguém gosta de ter unhas fracas, quebradiças ou manchadas. Mas conversando com uma amiga nutricionista, soube que unhas assim podem ser consequência da falta de alguns nutrientes em nosso corpo. Aliás, o primeiro sinal de alerta da falta de nutrientes no nosso corpo aparece nas unhas.

A falta de nutrientes está ligada diretamente à nossa alimentação. Sendo assim, para termos unhas saudáveis, não pode faltar:

Vitaminas do Complexo B

A falta desse nutriente causa escurecimento nas unhas, listras, e tiram o brilho natural.  As vitaminas do Complexo B podem ser encontradas especialmente em alimentos de origem animal, como peixes, carnes, ovos, e principalmente no leite e nos seus derivados, como queijo ou iogurte e as vísceras, como fígado e rins, mas também em alguns vegetais, como espinafre e nozes.

 

 

Cálcio

A falta desse nutriente deixa as unhas secas e quebradiças, muito mais fracas. O cálcio pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como leite, iogurte, carne, frango e queijo, além de produtos de origem vegetal, como castanha, espinafre, feijão e brócolis.

 

Zinco

A falta desse nutriente, além de deixar as unhas com listras e manchas brancas, deixa-as com uma coloração acinzentada e causa descamação intensa ao redor das unhas. As principais fontes de alimentos ricos em zinco são ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Vitamina  A

O resultado da falta de Vitamina A são unhas secas e quebradiças. Encontramos esse nutriente em alimentos como fígado, ovos, couve, cenoura, manga, mamão, tomate, abóbora e batata-doce.

Vitamina C

Esse nutriente deixa as unhas mais fortes porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres, o que ajuda a fortalecer as defesas naturais do corpo. Esse nutriente pode ser encontrado em vegetais como morango, mamão papaia, kiwi, goiaba vermelha, manga, laranja, limão, melão e brócolis.

 

Ferro

O ferro é essencial para fortalecer nossas unhas. Encontramos esse nutriente nos vegetais de folhas verdes escuras como o espinafre e a couve, nas carnes, fígado e ovos.

Ter unhas bonitas, fortes e saudáveis é muito bom, sim. Mas não é só para isso que esses nutrientes devem ser ingeridos. Eles fazem bem ao organismo como um todo.

Então, ‘bora’  incluir no nosso cardápio o que ainda nos falta.

Texto colaborativo escrito por Ligiane Alves, do Blog Cristã delicada.

Leia também como fortalecer unhas fracas.

Comente este artigo