Dicas para Cuidar do seu cabelo em casa

Nós mulheres nos preocupamos muito com nossos cabelos, mas infelizmente, por falta de tempo entre outras coisas, acabamos não dando a devida atenção. É super importante para saúde do cabelo que a gente saiba cuidar dele. Abaixo separei algumas dicas para cuidar do seu cabelo em casa, são fáceis, praticas e podem deixar suas madeixas mais saudáveis.

1- Lave adequadamente

Pode parecer bobeira, mas nem todo mundo sabe ainda como fazer uma lavagem corretamente. Nunca lave o cabelo em água quente. O Shampoo é o primeiro passo e ele deve ser passado diretamente no couro cabeludo e não nas pontas dos fios. Passar no couro cabeludo massageando com as pontas dos dedos, o pouco do produto que escorrer no enxague, pelo comprimento do cabelo, já é suficiente para higieniza-lo.

Uma vez por semana, ou de acordo com suas necessidades. Após os cabelos higienizados é hora de aplicar uma máscara de sua preferência, o ideal é retirar o excesso de água dos fios. Passar a máscara mecha por mecha  e enluvar, o tempo para ficar no seu cabelo é o indicado no rótulo do produto, respeite este tempo e depois enxague. Deixar o produto mais tempo do que o indicado não potencializa a ação do produto, por vezes pode haver reação contrária.

Depois de retirar a máscara é hora do condicionador, ele deve ser passado no comprimento dos fios, nunca no couro cabeludo, enluvando e respeitando o tempo certo também. Depois disso é só enxaguar e finalizar da maneira que desejar.

2- Finalizadores são importantes

Após lavar os cabelos o ideal é deixar que sequem naturalmente, mas caso use um secador  proteja seus fios com um protetor térmico, isso irá evitar que a alta temperatura danifique-os. O creme para pentear e os ativadores de cachos são ótimos aliados para deixar as madeixas mais lindas e modeladas.

O leave-in  é um produto que auxilia na redução do frizz e ajuda o cabelo a ficar mais alinhado e hidratado, Além destes finalizadores também podemos encontrar os óleos capilares que reparam as pontas e dão brilho…

O importante é entender a necessidade do seu cabelo para não errar. É preciso ler os rótulos das embalagens e adquirir apenas os produtos para o seu tipo específico de cabelo.

3- Entenda o seu cabelo

Qual tipo de cabelo você tem ?Oleoso ? Seco? Liso ou cacheado ? Além de ler os rótulos dos produtos e escolher o que vai lhe ajudar você pode tirar suas dúvidas com um profissional. Converse com um no salão de beleza que você gosta e confia.

Isso vai te dar mais segurança para manter os cuidados do seu cabelo em casa e te ajudar a escolher produtos de qualidade.

4- Hidratação, Nutrição e Reconstrução

A hidratação é muito importante para repor a umidade dos fios, dando maciez, brilho, sedosidade…. Na maioria das vezes é de hidratação que os fios mais precisam.

A Nutrição vai repor a oleosidade dos fios (lipídios). Pode ser feita usando uma máscara de nutrição ou com uma umectação usando óleos vegetais.

Reconstrução é quando seu cabelo está bastante danificado, ela vai repor a massa e a queratina do fio.

Existem vários produtos no mercado para cada tipo de necessidade, e também já podemos encontrar Kit de cronograma capilar pronto, com os produtos para cada etapa.

Essas foram algumas dicas simples, mas que quando feitas adequadamente podem ajudar e muito o cuidado com seus cabelos em casa.

Texto colaborativo escrito por Simone Benvindo do blog Charme-se

Comente este artigo