Benefícios da yoga para a saúde

A yoga é uma antiga tradição comprovada que existe há milhares de anos e também uma das mais antigas heranças culturais na Índia. A palavra yoga significa “unir”. Mas isso não significa apenas a contemplação, mas também a comunhão e todos os poderes do corpo, da mente e da alma para Deus.

É um sistema muito antigo e eficiente de disciplinas e controles projetados para produzir a integração do corpo, mente e espírito. Ele também alcança estados mais elevados de consciência e auto-realização por esforços metódicos para alcançar a perfeição.

Mesmo no local de trabalho, a yoga tornou-se extremamente popular em muitas empresas, em todo o mundo. Trabalhando oito horas por dia, cinco a sete dias por semana é realmente estressante.

E a ioga só pode ser a resposta para isso. Yoga reduz o estresse. Melhora a flexibilidade e o tônus ​​muscular, aumenta a circulação, alivia a dor crônica e alivia distúrbios relacionados à ansiedade. O melhor de tudo, cultiva consciência física, refresca sua energia e oferece umas poucas férias da rotina diária.

Existem sete divisões de ioga. Hatha yoga está preocupada principalmente com o corpo.

Bhakti yoga concentra-se no caminho do amor e da devoção.

Mantra yoga tem algo a ver com a recitação e repetição de palavras e versos.

Karma yoga é um serviço através da ação e do trabalho.

Janan yoga está no caminho intelectual.

Raja yoga é uma síntese de Bhakti, Karma e Janan.

E Laya yoga é o caminho secreto.

Yoga tem muitas vantagens em relação a outros métodos de manutenção da saúde e beleza, tais como aeróbica, atletismo, ginástica, jogos e várias outras formas de exercício e muitas vezes é descrito como a melhor forma de seguro de saúde para todos desde a idade física de sete a setenta e sete anos porque tem muito a oferecer a todos.

As duas principais vantagens da yoga são a prevenção de distúrbios e doenças e manutenção da saúde e da aptidão na vida diária.

Outras vantagens incluem articulações flexíveis, músculos flexíveis, mente relaxada e sem tensão e mantém funcionando de maneira eficaz órgãos vitais como coração, pulmões, glândulas endócrinas, fígado, pâncreas.

Ao fazer yoga, você não precisará de equipamentos e materiais dispendiosos, playgrounds, academias, etc. E você não precisa se preocupar quando é o momento certo para fazer isso porque você pode praticar yoga durante todo o ano.

Também pode ser praticado dentro de casa ou ao ar livre, sozinho ou se quiser, em grupos. O único ítem que você precisa é um tapete espesso espalhado no chão e coberto com uma folha limpa de pano.

Lembre-se de que a ioga só deve ser praticada com o estômago vazio, embora você possa fazê-lo a qualquer momento durante o dia.

Todos podem se beneficiar da yoga. Isso irá beneficiá-lo, independentemente de ser jovem ou velho, magro ou fortemente construído, altamente educado ou iletrado, rico ou pobre, de classe média alta ou mais alta, ocupado ou não.

No entanto, este benefício pode não ser possível se não praticar a técnica correta de ioga ou praticá-la irregularmente.

A Yoga possui uma vasta gama de técnicas e isso pode satisfazer necessidades em quase todas as pessoas, especialmente aqueles que realmente têm a determinação e a motivação para fazer as técnicas em uma base regular.

Yoga pode satisfazer essa necessidade independentemente do seu trabalho, ou seu estilo de vida. Isso pode ajudar todos a desempenhar seus papéis de forma mais eficiente, mais suavemente e mais confortavelmente.

Por Sálvio Reis

Comente este artigo