Como escolher o par de tênis ideal para cada atividade

Se você está treinando para uma maratona, se pratica um esporte coletivo ou ama a prática de Cross Fit, escolher o par certo de tênis para treinar é indispensável.


Um erro neste sentido e você pode prejudicar sua rotina fitness. Para evitar ficar de cama por algum tipo de lesão, é importante acertar nessa escolha.

Para quem corre

Quem corre deve optar por tênis leves e flexíveis, para atrito prolongado ou contínuo em superfícies duras e niveladas.

Eles devem fornecer mais amortecimento e flexibilidade do que tênis esportivos comuns. Isso ajuda na absorção de impactos.

Esse tipo de tênis é projetado para impulsionar os corredores para frente. Por isso mesmo a parte de trás dos calçados apresenta uma maior elevação, além de os tênis terem solas arqueadas.

Para off-roaders

Quem gosta de correr ou mesmo de caminhar em terrenos abruptos, desnivelados, como trilhas, necessita de calçados mais resistentes. Eles devem ter um solado com tração sólida, fortalecidos para proporcionar estabilidade, suporte e proteção total.

Para os amantes da academia

Se você adora ir à academia e gosta de uma variedade de atividades esportivas, então um tênis cross-trainer pode ser exatamente o que você precisa.

Enquanto outros tênis são criados para atividades específicas, um tênis de cross-trainer é versátil: é perfeito se você quer diversificar suas atividades físicas.

As solas deste tipo de tênis são fortes e estáveis. Há tração suficiente para fornecer apoio em ambos os lados. As solas são grossas e duráveis ​​o suficiente para um bom desempenho em pisos de ginástica e em como asfalto.

Eles também têm amortecimento moderado, o que também adiciona estabilidade. A maioria dos cross-trainers são feitos com cabedais de couro ou sintéticos, dando apoio ao tornozelo. Outros usam malha respirável para dissipar o calor enquanto você está treinando.

Para quem gosta de caminhar

Caminhar é uma ótima forma de iniciar a prática de atividade física e de fechar 10 mil passos todos os dias. Portanto, se você quer andar longas distâncias, precisa investir em sapatos confortáveis.

Os pés de quem praticam caminhada tocam primeiro os calcanhares no chão e depois vai do calcanhar até os dedos. Esses tênis têm, dessa forma, uma sola flexível com muita curva.

É importante se certificar de que o sapato suporta os arcos naturais dos pés e que tenham amortecimento adequado.

Se você puder, suba e desça um declive quando tentar usar os sapatos, para ter certeza de que eles ficarão confortáveis. Materiais impermeáveis ​​também são um bônus para quem vive em zonas de climas úmidos.

Para as quadras

Quem pratica atividades em quadras, como tênis, basquete ou vôlei, precisa de tênis projetados especificamente para o esporte que pratica. Esses calçados são mais pesados ​​e rígidos do que os tênis de corrida.

Ao contrário dos tênis de corrida, eles são projetados para o movimento lateral e fornecem muito apoio nesse sentido.

Além disso, eles oferecem suporte intermediário, durabilidade e tração nas superfícies de uma quadra. Os tênis para a prática do jogo de tênis têm que combinar com a melhor raquete de tênis (ver sobre como escolher a best tennis racquet).

Conheça seu pé

Os pés têm em uma variedade de formas e tamanhos. Conhecer os seu é a chave para escolher os sapatos de treinamento certos.

A maneira mais fácil de determinar a forma do seu pé é molhar a parte inferior de um pé e colocá-lo em um pedaço de papel marrom. Você pode até mesmo traçar a imagem molhada com um lápis para revelar a forma.

Excesso de pronação

Se a sua pegada mostra a sola inteira com pouca ou nenhuma curva, significa que você tem arcos baixos ou pés chatos e tem uma tendência à pronação excessiva, o que significa que seus pés deslizam para dentro.

Você precisa, portanto, de tênis de controle de movimento ou de alta estabilidade com suporte máximo para manter seus pés melhor alinhados com suas pernas.

Sub-pronação

Se a pegada mostra apenas uma pequena porção do seu pé e do seu calcanhar, com uma conexão estreita entre si, você tem arcos altos e uma tendência a supinar. Ou seja: seus pés rolam para fora.

Você precisa, portanto, de amortecimento com sola média macia para absorção de impacto.

Neutro

Você tem um arco neutro e sua pegada tem uma curva distinta ao longo do interior. Você precisa de um calçado de estabilidade ou de estabilidade moderada com uma mistura de amortecimento e apoio.

Outras dicas

Meça seus pés duas vezes por ano, já que seus pés não param de crescer e mudar. Lembre-se que os tamanhos geralmente variam de acordo com a marca ou com molde de tênis, por isso escolha o que é mais confortável, não exatamente o que tem o seu tamanho.

Outra dica é experimentar os sapatos ao final do dia. Os pés incham conforme as horas vão passando. Além disso, eles também se expandem quando você faz exercícios, por isso é preciso levar esse fato em consideração.

Quando for provar tênis, use suas próprias meias. De preferência, experimente com as meias que usa para treinar. Além disso, não acredite quando lhe digam que os tênis devem ser “amaciados” com o uso.

É importante que saia da loja com calçados que são confortáveis em todas as situações.

Por fim, troque seus tênis pelo menos de seis em seis meses. Treinar com calçados cujas solas estão desgastadas é quase o mesmo do que treinar descalço!

Comente este artigo